A Vinícola Concha y Toro é sem dúvida a mais famosa do Chile, pelos vinhos e histórias lá ocorridas.

 

A América do Sul se engrandece com a produção de ótimos rótulos nas terras andinas. Abraçada pelo Valle del Maipo, a vinícola Concha y Toro localiza-se em Pirque, uma espécie de região metropolitana da capital, Santiago.

 

Ela foi fundada em 1883 por Don Melchor e inicialmente era apenas um negócio de família.

 

Atualmente a vinícola é largamente utilizada para turismo e é citada por muitos visitantes como uma grande jogada de marketing da empresa. Já que boa parte do tour é dedicada a história da empresa, e em todos os pacotes há a degustação de vinhos como ponto alto do marketing. Em todo caso, trata-se de um local único, onde vale a pena dedicar um dia para conhecer.

 

 

Turismo na Vinícola Concha y Toro

 

Para os grandes apreciadores dos vinhos da Concha y Toro ou mesmo para os desavisados que querem conhecer a marca.

 

Existem 3 tipos de tour que podem ser feitos pela vinícola:

 

  • Passeio Tradicional;
  • Passeio Marques da Casa Concha;
  • Passeio The Melchor Experience.

 

Sendo, na ordem, do mais barato e curto ao mais longo e caro.

 

A vinícola conta com a casa de verão da família Melchor e um vinhedo incrível, onde os guias aproveitam para falar sobre uvas, técnicas de cultivo e outras curiosidades de natureza vitivinícola.

 

Tem também as bodegas subterrâneas onde acontecem o envelhecimento e armazenamento dos vinhos nas barricas de carvalho.

 

Para atrair e impressionar visitantes, durante a visitação ocorre a encenação cheia de suspense para falar do vinho mais famoso da vinícola, o Casillero del Diablo (escoderijo do diabo).

 

 

Casillero del Diablo e o Don Melchor

 

Indubitavelmente, o Casillero del Diablo é o vinho mais conhecido da Concha y Toro, e é bem provável que isso seja por conta das lendas contadas pelo Sr. Melchor.

 

Espalhando um boato de que o Diabo morava (se escondia) na bodega de sua vinícola ele conseguiu não somente aterrorizar os moradores da região como acabar com os roubos à sua bodega.

 

Muito esperto, não?

 

Isso rendeu um belo cifrão para a Concha y Toro e a fama do Casillero del Diablo correu o mundo.

 

Mas esse é apenas um dos vinhos produzidos pela vinícola. O vinho mais caro e aclamado da Concha y Toro é aquele servido no tour mais caro da vinícola: O Don Melchor. Dono de altas pontuações nas aclamadas revistas sobre avaliações de vinhos, o Don Melchor é a expressão máxima da qualidade da vinícola. 

 

Para produzi-lo com extrema qualidade e sofisticação, a Cabernet Sauvignon é cultivada com muito esmero há 650 metros de altitude.

 

 

O Segredo de Tanto Sabor e Elogios à Vinícola Concha Y Toro pelo Don Melchor Está em sua Composição

 

Predominantemente produzido à base da robusta e encorpada Cabernet Salvignon, o Don Melchor ganha não mais que 9% da Cabernet Franc. Está serve para “amaciar” e dar um fino toque ao vinho especial.

 

Além disso, existe uma área de 114 hectares destinada apenas para a produção do Don Melchor. Das quais 107ha são da Cabernet Sauvignon e a 7ha são da Cabernet Franc, ambas com parreiras que possuem em média, 20 anos de idade.

 

Com tanta dedicação e refino, não seria nada estranho encontrar um vinho com menos de 5 anos por mais de 500 reais no mercado.Exalando tradição e bom gosto, a Concha y Toro faz do Chile um destino excepcional para os amantes natos e a caminho do bom vinho.