Uva Cabernet Sauvignon

Conhecida em todo o mundo como “a rainha das uvas tintas”, a Cabernet Sauvignon recebe essa alcunha por sua adaptabilidade... 

 

... e por produzir vinhos de excelente qualidade.

 

Seu sabor inconfundível agrada desde os paladares mais exigentes até os consumidores eventuais, e se harmoniza facilmente com diversos tipos de pratos.

 

Originária da região francesa de Bordeaux (capital do vinho francês), a Cabernet Sauvignon é resultado do cruzamento genético de duas outras espécies nativas, que juntas, geraram uma videira resistente, de frutos pequenos e escuros, com casca extremamente firme e polpa pequena e bem característica.

 

A capacidade de adaptação aos mais diversos climas e solos fez com que a Cabernet Sauvignon se espalhasse pelo mundo todo.

 

Atualmente, ela é produzida em países de continentes distintos, como os Estados Unidos, a Nova Zelândia, o Chile e o Brasil, sem contar com os diversos países da Europa que mantém a tradição da produção de vinhos fantásticos produzidos a partir da Cabernet Sauvignon.

 

A memorável Cabernet é adaptável, e por isso permanece firme como uma das preferidas por quem deseja uma bebida encorpada e marcante!

 

 

 

Sabor Marcante e Aroma Inconfundível

 

 

A uva Cabernet Sauvignon dá origem a vinhos saborosos e aromáticos.

 

Dependendo de cada produtor, a uva pode passar por diferentes processos de vinificação e assim, resultar em sabores distintos, a saber:

 

Colheita precoce – quando colhida e processada antes de seu amadurecimento completo, a Cabernet Sauvignon resulta em vinhos que apresentam aromas próximos ao pimentão verde e à azeitona.

 

São vinhos com grande personalidade e, dependendo da região e do processo de maturação, podem obter sabor muito característico.

 

Colheita madura – quando a Cabernet Sauvignon é colhida no auge do seu desenvolvimento, o sabor é diferenciado, mais elegante e refinado.

 

Seu aroma lembra frutas escuras, como o cassis, a framboesa e a cereja. O processo de envelhecimento em determinados tipos de barris também interfere diretamente no sabor final de cada casa produtora da Cabernet Sauvignon.

 

Vale ressaltar que além do tradicional tinto, a Cabernet Sauvignon também rende excelentes rosés e espumantes, sendo que nesses casos, a colheita é feita antes do período final de maturação da fruta.

 

 

 

Uma Especiaria, Seja Pura ou Blend

 

 

Uma das características que mais chama a atenção na Cabernet Sauvignon é sua tendência em harmonizar com outras variedades de uva.

 

Esse processo de mistura, conhecida como blend ou corte, possibilita inúmeras combinações, todas de altíssima qualidade.

 

Essa extrema capacidade de combinação justifica a grande fama da Cabernet Sauvignon, que se utilizada separadamente produz vinhos fantásticos, misturada com outras espécies agrega ainda mais personalidade ao resultado final.

 

No caso do blend, cada produtor opta por um processo específico de fermentação e de mistura, e em muitos casos cada tipo de uva é fermentado separadamente e misturado depois.

 

A Cabernet Sauvignon possui uma grande afinidade com os barris de carvalho, por exemplo, que interferem positivamente em seu processo de fermentação e maturação.

 

Conferindo aromas que lembram o tabaco e que agregam ainda mais personalidade ao vinho feito a partir dessa recordista de possibilidades.

 

E falando em vinhos, para harmonizar com os decorrentes da Cabernet, prefira as carnes, massas, risotos e legumes marinados.

 

Evite frutos do mar e pratos com muito azedume.

 

Enfim, a Cabernet Sauvignon é a mais versátil das uvas, merece o seu título de rainha das uvas tintas, e cada vez se torna mais popular e apreciada em todo o mundo.