Uma das principais uvas para vinho branco do mundo, e uma das maiores da Alemanha, a Riesling é sem dúvida uma das mais importantes deste país.

 

Considerada uma uva que produz vinhos extremamente elegantes e de complexidade ímpar, a uva Riesling propicia brancos doces ou secos igualmente maravilhosos.

 

Seu cultivo remonta há milhares de anos na Alemanha, por sua excepcional resistência aos invernos mais rigorosos.

 

Teria a uva Riesling dupla personalidade?

 

Por muitas vezes essa uva foi “mal compreendida”. E é dito isso porque sofreu injusta rejeição e por muito tempo.

 

Esse episódio ocorreu graças a diversos erros de marketing cometidos pelos produtores alemães, que levaram a acreditar que era uma uva de segunda categoria.

 

Mas, hoje em dia ela é devidamente reconhecida por sua qualidade superior, e possui uma vistosa produção na Alemanha, na região do Mosel, do Nahe e em vários locais ao longo do rio Reno, com o Rheingau e o Rheinhessen.

 

Sem dizer que a uva Riesling também é produzida na Alsácia, na França, região que já pertenceu à Alemanha. Discussões sobre a origem também geraram conflitos.

 

Hoje a Alsácia é a segunda maior produtora de Riesling do mundo.

 

Por sua altíssima qualidade, é considerada “top três” no ranking de uvas para vinho branco no mundo, ao lado da Chardonnay e da Sauvignon Blanc.

 

Uva Riesling e uma história cheia de personalidade

 

Existem indícios que os Romanos já cultivavam as Uvas Riesling no vale do Masel e perto do Rio Reno, na época do Império.

 

Mas, as referências escritas datam somente a partir do século XV, com variações na ortografia.

 

Uma referência das mais antigas remonta à data de 13 março de 1435, no relatório do inventário do Alto nobre Conde João IV de Katzenelnbogen, em Rüsselsheim, um pequeno principado próximo ao Rio Reno.

 

Este documento lista “22 shillings pagos para um vinhedo de Riesling”. O nome da Uva Riesling é repetido em muitos documentos da época.

 

Atualmente se sabe que a Uva Riesling se originou de vinhas selvagens da região do Reno. Estudos com DNA indicaram que um parente da uva Riesling é a Gouais blanc, que era cultivada por camponeses na Idade Média.

 

Características e Vinhos

 

A uva Riesling é bastante eclética e pode produzir uma variada gama de vinhos brancos.

 

As variedades vão desde vinhos secos, até semi-doces e mesmo doces. Possui uma alta resistência ao frio e pode aguentar os invernos mais rigorosos.

 

O tempo de guarda no qual o vinho é submetido é que define seu estilo. Em média pode-se dizer que:

 

  • Entre 5 e 15 anos para vinhos secos;
  • Entre 10 e 20 anos para vinhos semi-doces;
  • Entre 10 e 30 anos ou mais para vinhos mais doces.

 

Outra característica curiosa da uva Riesling é que ela pode ser infectada pelo fungo “Botrytiscinerea” que murcha a pele da uva e aumenta seus níveis naturais de açúcar.

 

Geralmente os vinhos feitos a partir da uva Riesling são varietais e dificilmente são guardados em barris de madeira. Isto porque o carvalho pode roubar seus aromas naturais.

 

Os aromas relacionados com a Riesling são:

  • Querosene;
  • Maçã Verde;
  • Pêra;
  • Minerais;
  • Flores brancas.

 

E ainda podem-se achar notas de petróleo, pólvora e querosene em alguns vinhos, que por incrível que pareça, realça o sabor único dos vinhos dessa uva.

 

Os seus vinhos brancos são intensos e elegantes, ácidos e de um sabor vivo e frescos, com níveis alcoólicos um pouco mais baixos.

 

Eles harmonizam com peixe, sushi e carnes brancas como a carne de porco, que combinam bem com a acidez da Uva Riesling.

 

Os brancos doces são ótimos vinhos de sobremesa, e harmonizam com um strüdel de maçã e outros doces.

 

Alguns vinhos mais conhecidos feitos com a uva Riesling são:

  • Wehlener Sonnehur Selbach-Oster, da região de Mosel, altamente complexo, ácido e com um bouquet exuberante;
  • Georg Breuer;
  • Bürklin-Wolf;
  • Balthasar Ress;
  • Werner Anselmann Riesling Spätlese Trocken.

 

Sem dúvida, a Riesling é a rainha das uvas alemãs, e, se você é um admirador de vinhos brancos, tem que conhecer os seus maravilhosos vinhos.