Foto por SanchoPanzaXXI, licença CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons (imagem adaptada)

 

Você já ouviu falar da uva Mencía? Essa variedade espanhola pode não ser muito conhecida, mas, certamente, vai te encantar.

 

Crescendo apenas na Espanha em Portugal, os vinhos feitos com essa uva discreta, marcam o coração de todos aqueles que decidem lhe dar uma chance.

 

Conforme nossas pesquisas, a Mencía não era muito famosa até a pouco tempo.

 

Entretanto, gradativamente, revelou-se, ganhando espaço nas rodas de degustação e agradando ao paladar dos mais exigentes enólogos.

 

 

Origem da Uva Mencía

 

Plantada no noroeste da Pemnínsula Ibérica, a uva Mencia é uma casta única, particular, elegante e rústica ao mesmo tempo.

 

Sua peregrinação começa com a estrada de Santiago, cruzando o Bierzo, o Ribera Sacra, Valdeorras e também Monterey, até chegar ao norte de Portugal.

 

Ela é muito especial porque é cultivada apenas nessas regiões.

 

Embora se quisesse relacioná-la com a Cabernet Franc, estudos recentes baseados no DNA, realizados pela Universidade de Santiago de Compostela em conjunto com a Estação de Viticultura e Enologia da Galiza, descobriram que Mencía é uma descendente da galego Merenzao e descendente direta da variedade francesa chamada Trousseau.

 

As origens da Mencía, portanto, estão envoltas em mistério, o que provavelmente só contribui para o fascínio dessa variedade curiosa.

 

 

 

Produtores têm Dúvidas

 

 

É fato que produtores de vinho ainda são incertos quanto ao seu local exato de nascimento da Mencía.

 

Espanhóis, por exemplo, insistem em Bierzo, enquanto seus vizinhos portugueses argumentam que é mais provável que seja Dão, no centro de Portugal.

 

Enfim, suas uvas tintas de casca grossa são facilmente identificáveis entre as vinhas do noroeste da Espanha.

 

 

 

Os Percalços No Caminho – Do Ostracismo Ao Estrelato

 

 

Hoje, existem mais de 9.000 hectares de uva Mencía plantados no noroeste da Espanha.

 

No entanto, tradicionalmente era tida como matéria-prima para um vinho de mesa local. E quase nunca era vista fora da Espanha.

 

De fato, há 40 anos, uma garrafa típica com Mencía, por exemplo, tinha um sabor muito diferente dos exemplos de alta qualidade produzidos em Bierzo.

 

Uma ressalva a torna ainda mais intrigante, a saber: a uva Mencía, plantada em solos férteis e inadequados após a epidemia de Philloxera, que devastou as vinhas da Europa, ontem era a antítese do que esperamos hoje - adstringente, pálida e totalmente esquecível.

 

No entanto, sua salvação veio na forma de pioneiros como Alvaro Palacios e outros produtores de vinho.

 

Palacios, assim como os demais, começou a mostrar um interesse real em reviver a uva Mencia na década de 90.

 

Assim, muitos produtores partíram em busca de vinhas esquecidas para resgatar a Mencía.

 

Na procura de vinhas velhas, anteriormente negligenciadas e plantadas nas encostas de Bierzo, exploraram seus valiosos solos de xisto, melhorando dramaticamente as técnicas vitivinícolas locais e as práticas vinícolas.

 

Replantando Mencía em terroir mais adequado, como Bierzo e Galiza, muitos vinicultores, assim como Palacios, logo provaram que a uva era mais do que capaz de produzir vinhos concentrados, profundos e elegantes.

 

No entanto, a uva Mencía continua a apresentar aos produtores desafios constantes.

 

Afinal, a variedade é um tanto implacável quando cultivada em mãos erradas.

 

 

 

Características da Uva Mencía

 

 

Vinho de Mencía é inegavelmente uma mistura de sabores frutados.

 

Os sabores dominantes deste vinho são cereja azeda, romã, amora e alcaçuz preto.

 

A mistura de tons frutados médios é absolutamente incrível. O crédito desse sabor vai para compostos aromáticos conhecidos como terpenóides.

 

Em suma, terpenóides são responsáveis pelo aroma sedutor, frutado e floral de framboesa, morango, alcaçuz preto, cereja e romã.

 

Além de todos esses sabores frutados, eles também mostram um toque de pimenta preta.

 

Falando sobre a textura, o vinho carrega um cascalho triturado ou mineralidade semelhante ao granito em termos de textura. O sabor apimentado é devido a isso.

 

Vinhos com a uva Mencía, portanto, possuem quantidade média a alta de tanino, além de acidez.

 

O nível de álcool também varia de médio a alto. O vinho tem uma cor vermelha profunda e rica, e um pouco de tons de violeta.

 

Alguns rótulos desta sútil variedade, englobam:

 

  • Pago De Valdoneje Viñas Viejas – 2015

  • Dominio de Tares Cepas Viejas

  • Descendientes de J. Palacios Pétalos

 

 

 

Harmonização

 

 

Os vinhos de Mencía, harmonizam muito bem com uma grande variedade de alimentos. Por exemplo, queijos, pratos com vegetais e especiarias.

 

No caso de queijos, eles combinam bem com Feta, Cheddar, Roquefort, Raclette e queijo de cabra.

 

Frango, carne assada, churrasco, peru, assados de porco e mesmo pizzas também harmonizam muito bem com vinhos provenientes desta casta.

 

Deu vontade? Pois, então, experimente essa delícia de bebida, digna para os mais seletos!