A Moscatel é uma família com mais de 150 variedades de uvas de gosto e aroma forte e adocicado.

 

Também chamada de Moscato ou Muscat, é uma das famílias de uva mais antigas e versáteis de que se tem notícia.

 

Possui característica marcante e inconfundível, seu perfume, que faz lembrar alguns tipos de frutas e em outros momentos flores. Diferente de muitos tipos de uvas que dão origem a vinhos para todos os paladares, não é muito difícil perceber na ponta da língua que o vinho em questão é um Moscatel. Isso porque, mesmo possuindo tantas variedades de uvas, todas elas são bastante doces com perfumes que se fundem resultando em um aroma estonteante.

 

 

 

Uva Moscatel: Uma Família, Diversas Notas

 

 

A origem da doce família Moscatel remete à Grécia Antiga e ao Egito. Supõe-se que a partir de sua expansão pelo Mediterrâneo ela tenha encontrado solos e clima propícios para seu desenvolvimento e espalhou-se pelo mundo afora.

 

Atualmente, os vinhos mais prestigiados produzidos a partir da Moscatel são os da Itália, Espanha e Portugal.

 

Já na América Latina, um dos vinhos e espumantes mais premiados é a Cave Antiga, uma vinícola brasileiríssima, que desde 1948 está assentada em terras gaúchas. Não é difícil entender porque o Oriente Médio já degustava amplamente do vinho Moscatel.

 

Notas frutadas como laranja, damasco, pêssego e nectarina se fundem com as florais de jasmim, rosas e mel, sempre apresentando ênfase da região onde foi cultivada.

 

 

 

Curiosidade Sobre a Uva Moscatel

 

 

Quando cultivada em climas mais quentes, a uva Moscatel pode apresentar altos teores de açúcar, fazendo jus ao nome de um dos vinhos produzidos, o Vinho de Sobremesa.

 

Além da variedade de notas e aromas, a família Moscato permite a produção de outros tipos diferentes tipos de vinhos como:

  • Vinhos espumantes e doces;
  • Vinhos licorosos e
  • Vinho branco seco (em casos mais raros).

 

 

 

Uva Moscatel: Variedades Mais Usadas na Produção de Vinhos

 

 

Para produzir vinhos de diferentes identidades dentro de uma mesma família é necessário requinte e tradição. E isso, a Moscatel tem de sobra. Porém, dentro de uma tão grande variedade de uvas, é natural que algumas se sobressaiam sobre outras – sobretudo quando falamos de produção vitivinícola.

 

 

Assim sendo, as uvas mais utilizadas para a produção de vinhos dentro da família Moscato são:

 

#Moscatel Laranja ou Amarela

 

Essa é a Moscatel que produz um vinho raro de tempos em tempos: o vinho branco seco. Essa cepa é cultivada em diversos lugares da Itália, com destaque para Alto Adige e Colli Elgane. Com maior frequência, essa variedade de uva dá origem a vinhos espumantes doces.

 

#Moscatel Branca

 

Predominante em praticamente toda terre italiane, a variedade Moscatel Branca é a grande responsável pela produção de vinhos licorosos e dos vinhos doces espumantes produzidos a partir da uva seca.

 

#Moscatel Rosa

 

Essa variedade tem seu nome baseado não em sua cor exterior, mas no aroma inconfundível de rosas. Com uma cor puxada para o azul-escuro, (o que, esteticamente, já é atrativo aos olhos) essas uvas originam vinhos suavemente puxados para a cor rosa bem claro. E combinam perfeitamente com a sutileza do aroma inebriante.

 

Facilmente harmonizável com sobremesas como salada de frutas, mousses e bolo de baunilha, a Uva Moscatel é mais do que a cereja do bolo para enólogos e degustadores. É, na verdade, sinônimo de tradição e satisfação, e para quem prova dele, é difícil não se render às suas notas e encantos.