Uruguai: Seus Vinhos e Regiões
- Detalhes
Nosso país-irmão mais ao sul, o Uruguai, traz muitas surpresas quando falamos de vinho. Conheça aqui os melhores vinhos e regiões do Uruguai que se destacam na produção da bebida.
Quando falamos em Uruguai pensamos no mate, no chimarrão, no seu futebol aguerrido, em churrasco, mas deveríamos estar falando também de vinho.
Então, vamos logo para nosso assunto pois temos muito a falar dos vinhos e regiões produtoras do Uruguai!
A Terra do Vinho
A produção de vinho do Uruguai é única no continente.
Moldado por um clima ameno do Atlântico, o Uruguai é mais comparável às regiões vinícolas europeias do que seus vizinhos latino-americanos, que têm, por exemplo, influências continentais ou subtropicais.
O Uruguai lembra, de certo modo, Portugal – um lugar pequeno, com clima marítimo no Oceano Atlântico, e bem variável.
Esse clima do Velho Mundo no Novo Mundo é parte do motivo por qual muitos especialistas estão entusiasmados com o vinho uruguaio – além da emoção de descobrir algo novo.
A ânsia de descobrir regiões vinícolas únicas e de pequena produção está abrindo novas oportunidades para o vinho uruguaio, que agora está sendo exportado para dezenas de países, com grande destaque para o Brasil, que fica com mais da metade das exportações.
O país se desenvolve em uma curva de crescimento no que se refere a vinhos, e decerto o Uruguai será capaz de se colocar como um dos grandes produtores de vinho do mundo.
As Regiões Produtoras No Uruguai
Canelones
Quase no meio da costa, Canelones abriga dois terços dos produtores do país – a maioria dos quais são empreendimentos familiares.
Com um clima ameno do Atlântico e encostas onduladas, Canelones oferece uma brisa refrescante da costa e solos argilosos férteis, adequados para a produção de vinho.
A principal vantagem da área, no entanto, tem sido sua proximidade com o mercado – fica bem na porta da capital, Montevidéu, onde mais de um terço da população do país reside.
Embora a Tannat domine, uma grande variedade de castas de uvas é plantada em Canelones, variando de Nero d'Avola a Pinot Noir, e a grande variedade de estilos de vinhos reflete os diferentes gostos pessoais das famílias de vinhos do Uruguai.
Maldonado
Uma das mais promissoras do Uruguai é a região costeira mais fria de Maldonado.
Hoje existem mais de uma dúzia de produtores, atraídos pelos solos rochosos mais pobres e temperaturas mais baixas, adequados para uma ampla variedade de castas tintas e brancas.
O maior produtor de Maldonado, e um dos principais exportadores do Uruguai, é a Bodega Garzón, fundada pelo bilionário argentino Alejandro Bulgheroni. Garzón foi coroada Vinícola do Novo Mundo do Ano 2018 pelo Wine Enthusiast.
Colonia del Sacramento e Carmelo
Uma das regiões vinícolas com mais história do Uruguai, Colonia de Sacramento, fica no canto sudoeste do país, nas margens do Rio da Prata.
Condições climáticas mais leves combinam-se com areia, cascalho e solos calcários para produzir vinhos suaves e aromáticos.
E a cidade de Carmelo, pequena no tamanho, possui vinhos dignos de grandes notas. O local, que também é um popular refúgio de fim de semana para portenhos abastados de Buenos Aires, abriga diversas vinícolas que adoram receber visitantes.
Alguns Excelentes Vinhos Do Uruguai
Estancia La Cruz Florida 1997 (Tannat)
É um tinto extremamente saboroso, com aroma de cerejas e amoras, além de notas de chocolate.
O sabor mais proeminente vem dos taninos das uvas Tannat, que dominam os vinhos uruguaios desde que foram trazidos pelos colonos bascos, quase quatrocentos anos atrás.
A tradição é profunda nesta garrafa de vinho, e seu sabor final envolve a boca e deixa você querendo mais.
Viña Eden Chardonnay 2015
Este rótulo, vem de uma jovem vinícola que é o exemplo perfeito do triunfo da paixão e precisão na produção de vinho.
Esta safra tem um novo equilíbrio com elementos de coco, abacaxi e um toque cítrico, com um final emocionante que dura na língua.
Familia Deicas - 1er cru Garage 2000 (Tannat)
Este Tannat é um deleite para qualquer entusiasta do vinho.
A vinícola, ou bodega, foi transmitida ao longo das gerações e se orgulha de sua fusão de tradição e inovação.
Atualmente, esta vinícola combina várias técnicas e estilos que são adaptados de locais em todo o mundo.
Enfim, descubra você também os deliciosos e acessíveis vinhos uruguaios, porque, de fato, valem a pena!