Uva Brunello

A uva Brunello, uma variação da uva Sangiovese, dá origem a um dos mais saborosos vinhos de todo o mundo.

 

Então vamos entender mais sobre as especificações desta casta, qual sua relação com a Sangiovese, e tudo que você precisa saber sobre a uva Brunello.

 

Origem

 

A uva que dá origem ao rei de todos os vinhos Sangiovese vem da região de Montalcino, e tem o nome delicado de Brunello.

 

Digo delicado pois Brunello é diminutivo de Bruno (marrom) e produz realmente um vinho divino!

 

Esta área, famosa deste os tempos antigos pela doçura deliciosa do Moscadello de Montalcino, é importante por produzir vinhos de alta qualidade que se tornaram símbolos da enologia italiana.


Os vinhedos que fica em torno da vila de Montalcino sempre resultaram em bons vinhos tintos.


Mas apenas em 1800 surge no cenário de produção de vinhos o farmacêutico Clemente Santi. Um apaixonado por viticultura que deu origem ao cultivo da uva Brunelo, fazendo vinhos inacreditáveis.

 

Ele sabia que o solo de Montalcino era especial, ideal para produzir vinhos com grande elegância, e que poderia suportar décadas de envelhecimento.

 

Em 1865, os vinhos de Montalcino foram descobertos pelo restante do mundo, e a produção foi regulada para que a qualidade fosse mantida.

 

Na década de 90 do século XX, o vinho produzido com a uva Brunello passou a ser reconhecido tornando o Brunello de Montalcino uma lenda.

 

 

Uva Brunello: Características

 

Mas, até agora fica uma dúvida: o que é a uva Brunello afinal de contas?


Ela é, na verdade, um clone local da Sangiovese Grosso, e a diferença principal é a espessura da pele nos cachos, onde contém a maior parte das substâncias que caracterizam o vinho.


Esta variação da Sangiovese Grosso recebeu o nome de Brunello. E a uva Brunello é usada na produção do vinho mundialmente famoso Brunello de Montalcino.

 

O buquê do vinho Brunello de Montalcino é de deixar qualquer admirador estupefato, e de tanta complexidade é praticamente o Santo Graal dos vinhos.

 

O sabor é de frutas vermelhas e notas complexas de:

 

  • Chá;

  • Café;

  • Terra;

  • Cogumelos.

 

Todos juntos em uma mistura quase etérea, e um retrogosto balsâmico, colorido com toques de violetas e outras flores.

 

Com belo corpo, e com bastante elegância, além de ser bem estruturado, com um frescor único e especial.

 

Harmonização e Serviço

 

Nos não estamos falando aqui de um vinho comum, mas de uma preciosidade que deseja um lugar de honra na sua mesa.

 

E o vinho tem que ser conservado de forma direta. Ele deve descansar horizontalmente ao menos algumas semanas antes de abrir.

 

A decantação deve ser feita em dois casos: Se os sedimentos estão presentes, ou, se é um Brunello relativamente novo, no máximo 10 a 15 anos.

 

Não decante garrafas acima de 20 anos, pois o buquê ficará arruinado: a oxigenação súbita pode colapsar o frágil balanço do vinho.

 

Ofereça em copos largos e deixe respirar um pouco. Sirva na temperatura para vinhos bem estruturados: de 18 a 20 graus.

 

E para harmonizar, aves e carnes bem preparadas, junto com batatas assadas e queijo Gruyère vão proporcionar uma refeição inesquecível.

 

Não beba com comida muito temperada, tomate ou saladas, ou mesmo em dias mais quentes.

 

O vinho que a uva Brunello faz é um dos maiores clássicos do mundo da enologia, e vale a pena esperar para desfrutar esta maravilha!