Na região do Douro estão localizadas vinícolas responsáveis pela produção de vinhos entre os melhores do mundo. 

 

Lugar de belíssimas paisagens, guarda ainda os segredos do generoso Vinho do Porto. O Vale do Douro, como também é conhecido, fica a nordeste do país de vinhos premiados, Portugal.

 

Seu nome é homônimo ao principal rio da região, um dos fatores para a prosperidade do lugar.

 

Suas terras férteis, repletas de nutrientes, somada ao aprazível clima, são elementos essenciais para desenvolver o cultivo de uvas.

 

Conta-se que na região do Douro, há mais de 2 mil anos são cultivadas uvas de várias espécies. Essa experiência é revertida em encorpados vinhos, reconhecidos mundialmente.

 

Glamoroso, exuberante e enternecedor, o lugar é considerado Patrimônio Histórico da UNESCO, que, diga-se de passagem, é um título justíssimo.

Àqueles que buscam roteiro de férias, para conhecer lugares, enriquecer a bagagem cultural e ainda experimentar vinhos nobres, optam por Douro.

 

 

Os Encantos do Douro

 

Enólogos ou pessoas comuns que queiram conhecer o porque dos vinhos fabricados no Douro, serem tão potentes, devem antes se permitir extrapolar todos os sentidos, porque é isso que acontece com quem visita este esplêndido lugar.

 

Em Portugal, a produção vinícola é exponencial. São mais de 180 mil hectares de terras cultivadas, que comportam grande diversidade de castas.

 

Desde as Quintas (propriedades rurais de Portugal) tradicionais, como a Quinta do Panascal, que preserva a tradição desde o século XVIII, com rótulos premiados como o Vintage Fonseca (1994), considerado um dos melhores vinhos do mundo.

 

E não menos importante, como a Quinta do Tedo, Quinta do Pôpa, Quinta da Rôeda (uma das mais famosas) Quinta do Vallado, entre tantas outras.

 

Ainda há muitos outros pontos que merecem muita atenção na região, como por exemplo:

 

Aldeia de Favaios: aldeia onde o Moscatel do Douro é produzido, vinho reconhecido mundialmente;

 

Parque Douro: lugar com de natureza exuberante, região da divisa entre Portugal e Espanha, onde fauna e flora se integram;

 

Parque Arqueológico do Vale do Côa: as placas rochosas presentes desde o período paleolítico que tem ao pé o rio Côa, expressam a história da vida humana.

A arte rupestre é destaque, com gravuras datadas 200 séculos atrás que contracenam com os modelos bem mais atuais.

 

Santuário da Nossa Senhora dos Remédios: é a joia da arquitetura religiosa, tão imponente na região;

 

Museu do Douro: em seu acervo é proporcionado conhecer a história das vinícolas do vale.

 

Passeio pelo rio Douro: são mais de 800 km de trajeto, sendo que grande parte é em território português. Percorrendo o canal é possível contemplar várias áreas repletas de vinhedos, símbolo da região e do país;

 

Como pode perceber, a região tem forte apelo turístico, com atrativos naturais marcantes, que contam em cada detalhe a história do seu povo.

 

E é por isso, que os vinhos de Douro, tem ainda mais significado para o país e o mundo.

 

 

Os Melhores Tintos

 

A Vitis vinífera (uva) de qualidade, é o resultado de condições, antes de tudo, geográficas favoráveis. A abençoada Douro, assim como todo o país, se encontra entre as linhas latitudinais perfeitas para o cultivo (30° e 50°).

 

Na região do Douro sua experiência enóloga alcançará outros níveis. Nessa terra as uvas tintas têm alta conceituação.

 

Aqui são plantadas: Tinta Roriz, Tinta Cão, Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Barroca.

 

Essas uvas evoluem a partir de características ambientais singulares. Desde umidade, até luminosidade perfeita.

 

Seus vinhos aguçarão sua percepção gustativa, e será, sem dúvida, experiência única, pois são tintos intensos de grande personalidade.

 

Aos entusiastas do vinho e da vida!

 

Visitem a região do Douro. Encanta-se com as histórias, a paisagem e a unicidade que as uvas do lugar podem dar.