O Vinho Don Melchor, chileno, é um daqueles que deve estar na lista de todos os admiradores desta bebida. Vamos conhecer mais sobre ele a seguir.

 

Hoje, o Chile se localiza no panteão das regiões vinícolas mais importantes e renomadas de todo mundo.

 

Certamente, este país produz vinhos que não fazem feio na frente dos melhores exemplares da Itália, França ou Espanha.

 

Mas nem sempre foi assim – e ao tomar o vinho Don Melchor você terá contato com esta história de superação centenária.

 

Por isso que devemos conhecer mais sobre este icônico vinho. Sendo assim, embarque conosco nesta incrível jornada de histórias e sabores.

 

 

 

A História Do Vinho Don Melchor

 

 

A história deste vinho começa em 1883, quando Don Melchor plantou videiras francesas pré-filoxera em sua propriedade familiar.

 

Ele, no entanto, não foi o primeiro a cultivar uvas no Chile, mas viu algo especial nas vinhas.

 

Fundador da vinícola Concha y Toro, Melchor reconheceu o potencial do Vale do Maipo, à sombra dos Andes, onde o solo rochoso incentiva o virtuosismo da produção de uvas de qualidade.

 

Mais de um século depois, em 1987 para mais precisão, seu legado foi revivido com a safra de estreia de Don Melchor Cabernet Sauvignon.

 

O rótulo homônimo foi lançado a partir de uvas cultivadas exclusivamente nesta propriedade histórica.

 

A terra atravessa uma encosta conhecida como Puente Alto, de onde nasce um vinho de classe mundial.

 

 

 

Um Vinho De Estruturas

 

 

Elegante e estruturado, Don Melchor é altamente aromático e cheio de sabor, equilibrado com um requinte que conquistou o respeito dos enófilos em volta do globo.

 

A safra de 1988 foi o primeiro vinho chileno reconhecido pelo Wine Spectator como um dos 100 melhores vinhos do mundo.

 

Foi homenageado nesta prestigiada lista nove vezes, incluindo três vezes no cobiçado Top 10.

 

Assim, hoje em dia, o vinho Don Melchor é considerado o vinho chileno mais emblemático e premiado do mundo – sendo, inclusive, grande referência para todos os vinicultores do novo mundo.

 

 

 

O Vinhedo De Puente Alto e a Produção De Don Melchor

 

 

O estilo, a complexidade e a elegância de Don Melchor são o resultado do encontro de diversos fatores como os solos rochosos de Puente Alto; os ventos frios que descem da Cordilheira dos Andes; o clima generoso do Vale do Maipo; e o número de anos que as videiras levaram para produzir suas melhores uvas.

 

E, claro, o trabalho meticuloso e atencioso da mão humana.

 

O vinhedo se localiza no sopé da Cordilheira dos Andes, na margem norte do rio Maipo, a 650 metros acima do nível do mar.

 

Hoje, o vinhedo é composto por mais de 100 hectares, divididos em sete parcelas, sendo que a maior parte da produção é de Cabernet Sauvignon. Também estão presentes Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot.

 

Cada parcela foi subdividida para um trabalho muito específico e detalhado, que responda às necessidades específicas de cada planta, linha por linha, para alcançar o equilíbrio perfeito com as características climáticas de cada ano.

 

 

 

A Idade Média Da Videira É Superior A 30 Anos

 

 

Todos os anos, o enólogo Enrique Tirado, responsável pelo vinhedo, viaja para a pequena cidade de Lamarque, Bordeaux, França, para se encontrar com o renomado consultor de Bordeaux Eric Boissenot.

 

Ele possui o objetivo de degustar aproximadamente 150 garrafas da vinha e determinar quais lotes, e em que proporções, irão compor o Don Melchor.

 

Uma vez definida a mistura final, a nova safra de Don Melchor é transferida para barris de carvalho francês das florestas de Allier, Tronçois e Nevers.

 

Quase dois terços dos barris são novos, e o terço restante já teve um uso anterior.

 

Após 15 meses, o vinho é engarrafado e envelhecido por mais um ano para desenvolver a complexidade e a elegância pela qual o Don Melchor é conhecido.

 

Por ser um vinho de valor elevado, tanto na garrafa quanto no bolso, o Don Melchor é realmente para momentos especiais.

 

Quando tiver a oportunidade de degustá-lo, saiba que estará diante de um ícone chileno que é apreciado ao redor de todo o mundo.