A vinícola Jacob’s Creek tem uma história rica, além de vinhos elegantíssimos e extensamente premiados.

 

Não é apenas na Europa e na América do Sul que podemos experimentar o melhor que o terroir pode fazer por uma casta.

 

Nas distantes terras australianas, nas proximidades com o riacho Jacob’s Creek, encontramos a vinícola homônima com uma extensa prateleira de premiações.

 

Com rótulos de personalidade e elegância, os vinhos de Jacob’s Creek na verdade são da Orlando Wines, que pegou o nome emprestado do riacho que atravessa a região.

 

Assim, para que não haja confusão, o nome da vinícola é Orlando Wines. Jacob’s Creek é uma marca de vinhos da Orlando Wines. Mas, por ser tão famosa, acaba sendo lembrada, muitas vezes, como se fosse a própria vinícola.

 

A história remonta à chegada de um imigrante visionário da Baviera, o alemão Johann Gramp.

 

Impressionado com o potencial das terras australianas para a vinicultura, Gramp plantou seu primeiro vinhedo em 1847, determinado a descobrir e explorar o verdadeiro valor do terroir.

 

Sua intenção inicial era a de produzir vinhos que revelassem a identidade da área, agregando em seus sabores e aromas, o melhor do clima e das condições físicas da região.

 

 

A História do Rótulo Jacob’s Creek

 

O famoso riacho que encabeçou a marca fica a uma distância de 80 quilômetros ao Norte da cidade de Adelaide.

 

Após a fundação da vinícola, com o nome de Orlando Wines, Gramp resolveu adotar o nome do riacho para seus rótulos, ficando por isso conhecida como Vinícola Jacob’s Creek.

 

Reconhecida como um verdadeiro ícone da indústria australiana, os vinhos de Jacob’s Creek são intensos e de uma elegância implacável.

 

Com tintos e brancos com expressões distintas, a vinícola vem produzindo, de maneira muito consistente, ótimos exemplares ao longo dos anos.

 

Em suma, seus vinhos são fruto de verdadeira excelência na produção, o que já lhes rendeu premiações importantes como em 2008, quando ganhou o título de vinícola mais premiada do mundo.

 

Ao todo, já são mais de 7 mil prêmios conquistados (vale repetir: são sete mil prêmios), pela alta qualidade dos vinhos produzidos pela vinícola.

 

Esse panorama de sucesso foi o responsável por elevar a Austrália a um ótimo nível de reputação internacional, no tocante a excelência de seus vinhos.

 

 

Vinhos e Uvas da Jacob’s Creek

 

Quando se fala da região, as primeiras castas que saltam à mente são a Shiraz e a Cabernet Sauvignon. E isso se deve ao seu rótulo mais famoso, o Jacob’s Creek Shiraz Cabernet: um blend de corpo médio, equilibrado e com aromas que variam entre ameixas e cerejas escuras, com leves tons de anis.

 

Usualmente, um bom e clássico Shiraz Cabernet cai excelentemente com filés grelhados e pizzas, ou ainda com massas que acompanham molho de tomate.

 

Além destas, Jacob’s Creek guarda ainda outras excelentes castas na manga, como:

  • Chardonnay;

  • Merlot;

  • Semillon;

  • Riesling;

  • Pinot Noir.

 

Alguns dos vinhos mais apreciados da vinícola são os exemplares da linha Reserve e Cool Harvest, que demonstraram para o mundo seu caráter inovador e sustentou a excelência da produção.

 

A linha Cool Havest, por exemplo, é uma linha de vinhos brancos refrescantes, cujas uvas são colhidas exatamente no período mais fresco da noite, com o intuito de maximizar e reter os aromas tropicais e a acidez natural das uvas.

 

Os cuidados com os detalhes, que vão desde o plantio até a personalização do engarrafamento dos vinhos, conferiram à Jacob’s Creek todo o prestígio a ela desprendido ao redor do mundo.

 

Sem dúvidas estamos falando de um nome forte, tradicional e impecável na produção de vinhos nobres e elegantes.