Entre Mâcon e a cidade de Lyon, encontramos uma das mais aprazíveis regiões da França, onde a uva Gamay ou Gamê é a maior referência.

 

Cercada por bucólicas colinas expostas ao sol no sentido leste-sudeste e protegida dos ventos frios e cheios de umidade do oeste, está a região de Beaujolais, que faz parte da região administrativa da Borgonha. 

 

Lá reina soberana a Uva Gamay.

 

Também conhecida como Gamay noir, esta uva, de uma cor púrpura escura profunda e com pele fina, é famosa por produzir vinhos leves e saborosos.

 

 

Uva Gamay e Sua “Irmã Menor”

 

Geralmente, o brilho da Gamay é ofuscado pela sua irmã mais conhecida, a Pinot Noir.

 

Mas, enquanto a Pinot Noir possui uma alta complexidade, a Gamay, mesmo sendo oriunda também de terrenos temperados, é mais leve, graças ao seu solo granítico e xistoso.

 

Sem dizer que é muito mais abundante e mais simples de cultivar do que sua irmã mais conhecida, além de estar disponível todo o ano.

 

 

A Uva Gamay Já Foi Alvo de Rejeição Histórica

 

Acredita-se que esta uva (cujo nome completo, aliás é Gamay Noir à Jus Blanc), apareceu primeiramente na Vila de Gamay, ao sul de Beaune, por volta de 1360.

 

Em Julho de 1395, O Duque da Borgonha Phillippe II, O Corajoso (Phillipe, Le Hardi) expulsou a cepa das terras da Borgonha, chamado a Gamay de “Cepa Vil” e de “Imensa e horrível dureza”.

 

Este ato foi reforçado sessenta anos depois por Phillipe, O Bom, que baixou um édito contra a Gamay, que dizia:

 

“Nós, os Duques da Borgonha, somos conhecidos como os Senhores dos melhores vinhos da Cristandade. Temos que manter nossa reputação”.

 

Isso acontece porque, quando a uva Gamay é plantada em terrenos inadequados, dá origem a vinhos medíocres.

 

A partir de 1951 ela se reintegra ao panorama do vinho na Borgonha e vai ganhando espaços nos bistrôs, primeiro de Lyon, depois do mundo, a partir da década de 80.

 

 

Características da Uva Gamay

 

A uva Gamay possui bagos considerados pequenos, é bastante produtiva e de amadurecimento precoce. É uma das primeiras a serem colhidas. Ela possui alto nível de acidez, com taninos sutis e um estilo frutado.

 

Os principais aromas são de frutas vermelhas, como cerejas e morangos, dependendo do tipo de solo pode gerar aromas como os de framboesa, pimenta e até de banana. Isso acontece por causa da “maceração carbônica”.

 

Este processo que consiste em colocar cachos inteiros em cubas fechadas, sem prensar, e adicionar gás carbônico, que faz com que as casacas se rompam e que se inicie a fermentação alcoólica.

 

O Beaujolais Noveau é bem conhecido, e possuiu um marketing de muito sucesso na França.

 

De consumo rápido, é despretensioso e mais ligado ao consumo “hedonístico” do que à degustação.

 

Apesar que outros vinhos feitos com a uva Gamay, como o Beaujolais Crus, podem amadurecer por até uma década. O ideal é servir gelado como um Vinho Branco a, aproximadamente, 9ºC.

 

 

Harmonização com Vinhos da Uva Gamay

 

Para harmonizar com este vinho, por ser um vinho leve, vai muito bem com saladas, peixes e aves. Queijos e carnes vermelhas com pouca gordura também são uma boa opção.

 

Tente tomar um Gamay com um peru assado ou um salmão grelhado. O sabor vai lhe surpreender!